Soluções em monitoramento

MONITORANDO MAQUINAS A PARTIR DE 2 RPM

Metodo SPM ® HD – Alta Definição (Hight Definition)

 

O metodo SPM HD é um desenvolvimento do primeiro método SPM ® e foi apresentado ao mercado no 1 º trimestre de 2010. Com base no transdutor SPM ele utiliza algoritmos digitais mais poderosos para extrair mais informações do sensor de SPM, produzindo assim resultados mais confiáveis e mais precisos do que o método SPM original e técnicas tradicionais de vibrações. O novo método é particularmente útil para aplicações de ultra baixa rotação, onde os sinais de rolamento analisados são fracos e de
difícil de detecção como exemplo uma caixa de engrenagens que trabalha a 3 RPM

Descrição das entradas e saídas do método SPM HD

O metodo SPM HD produz quatro tipos diferentes de resultados: dois valores escalares que representam a condição em termos de nível de falhas (HDM) e condição de lubrificação (HDC) e dois conjuntos de dados utilizados para a análise do estado dos rolamentos: Spectrum SPM HD e Sinal no Tempo SPM
HD.
Em conjunto com a análise da condição do rolamento, este novo método também é muito eficiente em detecção de problemas de engrenagens devido ao fato destes sinais tambem geraram pulsos de choque.

 

     

HDM

HDM é um valor escalar expresso em decibéis. É o valor principal a ser usado para determinar a gravidade de uma falha de rolamento. Ele representa os pulsos mais altos de choque encontrados durante o ciclo de medição. Este valor também é utilizado para disparar alarmes. Note-se que a uma escala linear, uma mudança de 20 dB é igual a 10 vezes e 40 dB é igual a 100 vezes nesta mesma escala.

HDC

HDC é um valor escalar expresso em decibéis. Este valor representa o nível onde 200
choques / segundo estão presentes. É útil para determinar a condição de lubrificação.

Sinal no tempo HD

O sinal no tempo HD é extremamente útil para localizar uma provavel falha no componente do rolamento. Além disso, em muitos casos, é possível determinar a natureza da falha (desgaste anel interno, pittings, micro trincas no anel externos, desgaste nos elementos rolantes, etc.)

Espectro SPM HD

Espectro SPM HD é o resultado da aplicação de algoritmos de FFT sobre o sinal SPM HD no dominio do tempo. O espectro SPM HD é fundamental para determinar onde uma ou mais falhas nos rolamentos estão localizados. É também útil para fins de tendências (aplicação de valores de banda), pois o método SPM HD é sensível ao "Tipo de impacto" de sinais e não é sensível a todos os sinais de baixa frequência, como desbalanceamento e desalinhamento.

Método SPM HD - saídas

HDM e HDC são os parâmetros a serem usados para disparar alarmes.
Sinal no tempo SPM HD e Espectro SPM HD são usados para localizar onde um possível dano está localizado em um rolamento e também útil para fins de tendências (com valores de banda).
O sinal no tempo HD é um resultado de muito avançado de algoritmos digitais onde choques repetitivos são realçados e sinais aleatórios são suprimidos.